Unesp Inicia Aulas do Mestrado em “Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe”

Bruno Lacerra

 

Iniciaram-se no último mês de setembro as aulas do mestrado em “Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe”, curso oferecido pelo Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI), UNESP, São Paulo, com um convênio com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e parceria com a Via Campesina e o Conselho Latino-americano de Ciência Sociais (CLACSO). O mestrado é voltado para a formação de pessoas oriundas dos territórios camponeses, quilombolas, indígenas ou de outras populações tradicionais e daqueles que atuem para o desenvolvimento dessas comunidades. Este é primeiro curso voltado para o desenvolvimento territorial das comunidades camponesas e conta com apoio do PRONERA, UNESCO, CNPq, CLACSO e CAPES.

As pesquisas do TerritoriAL visam o desenvolvimento numa perspectiva multidimensional e possui as seguintes linhas: Campesinato, Capitalismo e Tecnologias; Ambiente, Sustentabilidade e Território; Educação, Saúde e Cultura. O objetivo do Programa é contribuir com a construção do conhecimento e com a elaboração de políticas públicas que viabilizem condições necessárias para a vida digna da comunidade camponesa. Embora o espaço de análise seja a América Latina e Caribe, os projetos miram o mundo, propondo estudos comparativos com a América do Norte, Europa, África e Ásia.

 Composto por militantes da Via Campesina de treze estados, pesquisadores, estrangeiros e profissionais da área, o mestrado demonstrou uma diversidade de sujeitos e atores sociais, tanto em sua formação quanto nas discussões colocadas em sala de aula, na primeira etapa, realizada na ENFF.

1378741_727945567222392_1643433884_n

Para maiores informações: http://www.ippri.unesp.br/

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by JOSE CARLOS SANTTOS on 4 de outubro de 2013 at 11:01 PM

    Esse curso e uma grande conquista dos movimentos sociais do campo, em especial ao MST, O LATIFÚNDIO do saber tem que ser ocupado em todos os níveis,,,,sou muito gto ao MST,,,POR,,,me proporcionar essa oportunidade. VIVA O SOCIALISMO ………..

    Responder

  2. Posted by Ronilson Costa on 7 de outubro de 2013 at 6:09 PM

    Parabéns!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: