Educação no campo receberá R$ 1,8 bi segundo governo federal.


            Na última terça feira (20) o governo federal lançou o Programa Nacional de Educação no Campo, Pronacampo. O Programa pretende viabilizar investimentos de R$ 1,8 bilhão por ano em capacitação de professores, infraestrutura de escolas e adaptação de material didático. Serão construídas 3 mil escolas e adquiridos 8 mil ônibus escolares até 2014.

No lançamento do Programa a presidente Dilma Roussef falou das mudanças no campo e da importância de se levar a educação para o meio rural.

“Tenho certeza que esse Programa fará diferença no crescimento do país e distribuição de renda. […] Estamos mudando a afeição do campo e garantindo que ele será digno de se morar e criar filhos. Sem isso, não teremos condições de fato de transformar o Brasil em uma grande nação […] É um equivoco não dar prioridade a educação no campo como aconteceu durante toda nossa história.”

Segundo o Ministério da Educação, são 4.935.448 analfabetos no meio rural, o que significa 35% do total no país. No campo, 23,18% da população com mais de 15 anos é analfabeta e 50,95% não concluiu o ensino fundamental. A idade média da população analfabeta nessas áreas é de 53 anos.

Diante desses números é possível perceber, como a presidente disse, que a educação no campo brasileiro foi relegada e esquecida. Entretanto, o fato que chama atenção a este programa é que ele é contrastante com o fechamento de várias escolas de ensino fundamental no meio rural e em assentamentos de reforma agrária por parte dos municípios. É importante ficar atento para saber qual vai ser a articulação para oferecer a educação continuada no campo e nos assentamentos, possibilitando assim uma mudança nos vergonhosos números apresentados acima.

Alexsandro Arbarotti é mestrando do PPGS da UFSCar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: