América Latina e o neoliberalismo: uma união infeliz

Mirian Cláudia Lourenção Simonetti

 

Roberta Traspadini, economista e educadora popular, publicou recentemente o artigo intitulado “América Latina para além dos dados” no Brasil de Fato. Nesse artigo, a autora destaca as consequências da adoção do modelo neoliberal na América Latina.

Utilizando-se de dados estatísticos publicados pela CEPAL (Comisión Económica para América Latina y el Caribe) no ano de 2010, a autora os compara com dados do período do ano 2000, onde percebem-se algumas melhoras na qualidade de vida da população latino-americana.

 No entanto, Roberta Traspadini não se atém somente aos dados analisados por ela da CEPAL, antes almejando ir, como já anunciado no título de seu artigo, “para além dos dados”, buscando denunciar o atual contexto vivido na América Latina, contexto esse não refletido nos dados divulgados pela comissão regional da ONU (Organização das Nações Unidas).

Partindo de uma perspectiva crítica da atual conjuntura sócio-político-econômica, a autora denuncia as mazelas que ainda perduram no continente após a adoção, por parte dos Estados latino-americanos, do modelo econômico neoliberal.

Roberta destaca ainda que a melhoria apontada pelos dados da CEPAL é somente aparente e não que não reflete a situação de endividamento da América Latina nem as consequências que perduram mesmo após o abandono do neoliberalismo, como a volatilidade do capital especulativo na região.

Roberta conclui que, para reverter esse cenário catastrófico no continente, as políticas públicas têm papel central e que devem ser orientadas, principalmente, para as questões relativas ao trabalho e a educação, além de abordar a política de integração como promotora de uma limitação ao mercado, que seria causador de muitos dos problemas na região.

Acesse o texto de Roberta Traspadini em sua íntegra clicando aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: