Romaria dos Martires

 

Alex Arbarotti

 

No último dia 15 e 16 de julho em Ribeirão Cascalheira, MT, aconteceu a 5ª Romaria dos Mártires com o tema – lema: TESTEMUNHAS DO REINO, abordando as questões referentes a Terras Indígenas, Reforma Agrária, Machismo, Racismo e Barragens.  Essa Romaria colocou em debate questões atuais e urgentes enquanto se celebrava a memória dos que doaram suas vidas na defesa e busca de implementação desses temas.

A cada cinco anos pessoas de todas as idades e vindas de todos os lugares do Brasil, America Latina e até da Europa vão a Ribeirão Cascalheira para participarem da celebração da Memória Martirial como aponta Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Felix do Araguaia: “Não é uma festividade, não é um show. É uma memória Matrial.”

A Romaria acontece da seguinte forma: procissão de cinco quilômetros na noite de sábado para o domingo e no domingo, logo na primeira hora da manhã a missa. Maratona que não é encarada de forma estafante, mas sim como algo renovador das energias.

Meses antes da Romaria acontecer os moradores da cidade preparam tudo. É uma somatória de forças para que tudo saia da melhor maneira possível e a celebração aconteça com um grande espírito de partilha.

A Romaria acontece desde 1986 e relembra os mártires de ontem e infelizmente ainda tem que celebrar os que ano após ano são feitos, pois temos que conviver em um país onde as pessoas ainda morrem por defenderem seus ideais.

 

Artigo de Dom Pedro Testemunhas do Reino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: