Primeira universidade em assentamento do Brasil

Alex Arbarotti

No último dia 2 de maio começaram as obras da Universidade Federal da Fronteira Sul na cidade de Laranjeiras do Sul no Paraná. Essa seria uma notícia aparentemente normal e comum se essa universidade não estivesse situada em um assentamento. O assentamento Oito de Junho foi criado no ano 2000 pelo Incra, a partir da desapropriação de um latifúndio de 1.477 hectares. Lá vive atualmente 71 famílias cuja principal atividade produtiva é a criação de gado leiteiro.

O primeiro assentamento a sediar uma universidade federal no país contará com os cursos de Agronomia com ênfase em Agroecologia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura e Licenciatura em Educação do Campo. As aulas para os primeiros 500 estudantes se iniciam em 2012. O Incra cedeu 42 hectares para a implantação do primeiro prédio de 5 mil metros quadrados e as prefeituras de Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Novas Laranjeiras do Sul doaram outros 45 hectares que fará parte do campus definitivo.

O campus é estrategicamente localizado no Território da Cidadania do Cantuquiriguaçu, de características rurais. De acordo com os dados do Instituto Emater do Paraná, a produção primaria é responsável por 33% Território e 50% da população economicamente ativa refere-se a agricultores de base familiar (assentados e agricultores familiares).

O presidente do Incra, Celso Lisboa de Lacerda, que participou da assinatura do termo de cessão da área, disse que a instalação do campus em Laranjeiras do Sul é um grande avanço para a reforma agrária no País. E você, caro leitor, que pensa? Será um avanço para a reforma agrária? E em qual sentido será esse avanço? Opine!

Fonte: Site MST

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: