Mudanças Climáticas: Repense!

Thaylizze Pereira

Quando se fala em meio ambiente, um dos temas mais contemporâneos são as mudanças climáticas que atingem todo o mundo de forma mais ou menos impactante, entretanto não deixando de estar presente.

O Intergovernamental Pannel on Climate Change (IPCC)[1] lançou em seu mais recente relatório algumas das consequências da brusca mudança climática que nosso planeta vem sofrendo e os efeitos caso a temperatura continue subindo. Assim, eles preveem um extremização do que conhecemos como verões e invernos, com isso o excesso de secas e enchentes. Com o excesso do calor, a intensificação das tempestades e de sua continuidade, surgimento de maiores números de furacões, aumento do nível do mar, entre outras, essas são algumas consequências colocadas em destaque sobre qual o papel das mudanças climáticas em nossas vidas, e como seremos afetados por elas.

Talvez se pararmos para pensar um pouco, notaremos que não estamos mais falando de algo que vai acontecer daqui muito tempo, ou daqui alguns anos; nota-se que esses efeitos já estão sendo sentidos por nós no nosso dia a dia, mas talvez essa macha ardilosa da poluição que cobre nossos olhos não nos deixam enxergar em que nível já chegamos!

Os cientistas da IPCC nos afirmam que no ultimo século a temperatura da terra, mudou de 13,8ºC para 14,6ºC e os principais causadores desse aumento de temperatura seriam o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), que são os gases responsáveis pelo efeito estufa e que são produzidos pelo homem desde 1750 e lançados a atmosfera cada vez mais intensamente. Vale lembrar que o CH4 e N2O são produzidos principalmente pelas atividades do agronegócio.

Em uma declaração feita por esses cientistas no relatório publicado em 2007, eles afirmam: “O aquecimento do sistema climático é inequívoco, como está agora evidente nas observações do aumento das temperaturas médias globais do ar e do oceano, do derretimento generalizado da neve e do gelo e da elevação do nível global médio do mar”.

Assim, a notícia que nesse século a Amazônia terá menos chuva e ficará mais seca, publicada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT)[2] essa semana, nos deixa ainda mais alarmados. De acordo com o relatório climático publicado pelos mesmos, as áreas do norte do continente – Amazônia e o Nordeste do Brasil – terão deficiência de chuvas contendo redução de até 40%.

Esses também nos alertam para as políticas públicas e condições de saúde humana e o aumento de problemas relacionados com doenças respiratórias e cardiovasculares, entre outras; e em relação às mudanças climáticas.

Será que não é hora de pararmos para refletir o que está acontecendo com o planeta e de que maneira poderemos diminuir os impactos ambientais? Ou vamos deixar para as futuras gerações tentarem resolver nossas atitudes sem regras e sem responsabilidade ambiental?

Fontes:

http://www.ccst.inpe.br/inct/activity.php

http://brazilianspace.blogspot.com/2011/02/relatorio-de-atividades-do-inct-mc-ja.html

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/noticias2/noticia=727055

http://www.institutocarbonobrasil.org.br/#mudancas_climaticas

 


[1] O IPCC é a autoridade científica das Nações Unidas responsável pelas informações oficiais sobre o aquecimento global. A entidade reúne centenas de cientistas atmosféricos, oceanógrafos, especialistas em gelo, economistas, sociólogos e outros especialistas que avaliam e resumem os principais dados sobre mudanças climáticas.

[2] O INCT-MC reúne cientistas de instituições de pesquisa em meio ambiente no Brasil, sendo financiados pelo Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do MCT e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) e por agências estaduais de fomento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: