Dia Internacional da Mulher, O que comemorar?

Cassia Lussani

Thaylizze Pereira

No dia 08 de março se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas o que temos a comemorar? Em 1857, mulheres trabalhadoras de uma fábrica em Nova Iorque entraram em greve e ocuparam a fábrica para reivindicarem melhores condições de trabalho e salário igualitário aos dos homens, pois bem, essas foram trancadas e a fábrica incendiada e cerca de 130 mulheres morreram queimadas nesse episódio. Assim, decidiu-se homenagear aquelas mulheres e comemorar aquela data como sendo o dia Internacional da Mulher.

O dia Internacional da Mulher surge a favor de um movimento de emancipação. Porem, vemos esse ideal se perder com a passar dos anos, se tornando um dia em que mulheres ganham rosas expressando o quão frágeis são ou, então, presentes para as mesmas administrarem melhor o seu lar. Ora, de qual emancipação estamos falando? Acreditamos que a verdadeira essência desse dia já se perdeu em meio às felicitações de mais uma data comemorativa e precisamos refletir a quem está servindo o dia 08 de março. Ele está sendo um momento para analisar o papel da mulher trabalhadora urbana, trabalhadora rural, da mulher que rege sozinha a casa e os filhos? Estamos usando esse espaço para nos preocupar com as políticas públicas voltadas para esse gênero? É uma data que deve ser mesmo comemorada tendo em vista que é o dia de um homicídio coletivo? Estamos comemorando um dia em que os gritos e os protestos de mulheres trabalhadoras foram sufocados com fogo.

Em virtude disso, a UNESP Marília realizaram nos dias 29, 30 e 31 de março de 2011 a X Semana da Mulher: “Educação, gênero e movimentos sociais”, tendo como objetivo debater estudos sobre a temática da mulher e das relações sociais que permeiam a temática.

O evento pretende refletir entre outras coisas, quais foram os avanços de direitos adquiridos pelas mulheres na sociedade, sem perder de vista a diversidade do ser mulher. Aprofundando assim o debate sobre mulheres tanto relacionados aos movimentos sociais, quanto sobre os estudos de gênero, não desvencilhando o papel da educação como sendo fonte de superação das discriminações e preconceitos sofridos pelas mulheres.

Eixos temáticos como, Políticas públicas para mulheres no Brasil; Mulher rural e educação; Mulher e política; Educação, gênero e movimentos sociais, são de primordial importância para entendermos a nossa sociedade e o papel da mulher inserida nela. Pensando qual o espaço atribuído a mulher na sociedade.

Venham participar conosco dessas discussões!

X SEMANA DA MULHER
“Educação, gênero e movimentos sociais”
Período: de 29/03/2011 a 31/03/2011
Local: FFC UNESP de Marília

Para maiores informações acessem: http://www.marilia.unesp.br/index.phpCodigoMenu=7079&CodigoOpcao=7080
Anúncios

2 responses to this post.

  1. […] CPEA – Dia internacional da mulher, o que comemorar? […]

    Responder

  2. Posted by marcos on 9 de março de 2011 at 10:46 AM

    bela iniciativa.
    espero que seja um sucesso.

    parabéns à todas as mulheres.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: