Açúcar e Álcool a custa de Vidas, Sangue e Sonhos!

Thaylizze Pereira

O vídeo mostra a situação degradante em que vivem os trabalhadores da cana de açúcar. Os trabalhadores são levados a condição do trabalho escravo em pleno século XXI. A chamada sociedade do trabalho e sua estruturação aperfeiçoaram-se no século XX, onde a sociedade foi educada para responder as necessidades do trabalho, não havendo nesse sistema outro modo de subsistência a não ser o de vender a força de trabalho para garantir aos capitalistas que aumentem suas riquezas e também garantir a sobrevivência desta classe de trabalhadores. O trabalho escravo, ou a escravidão por divida é a faceta mais degradante do trabalho sob o capitalismo.

 

Juntamente com o primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso iniciou-se as primeiras fiscalizações de trabalhado escravo em nosso país. Sendo assim, em 1995 passou-se a ter comprovação da existência de que em nossa sociedade as práticas de trabalho escravo ou análogo da escravidão não tinham ficado no século XIX. Assim o Brasil, teve que assumir tanto nacional como internacionalmente a existência de trabalho escravo no seio de sua sociedade adquirindo  uma imensurável responsabilidade com a erradicação deste. Mas o que podemos perceber é que mesmo após os compromissos de erradicação do trabalho escravo a situação no campo brasileiro continua a mesma, trabalhadores e trabalhadoras continuam perdendo suas vidas por conta da omissão e da extrema exploração dos trabalhadores.

 

Matéria exibida durante o Programa Trabalho Legal. Programa exibido na TV Justiça no dia 16/06/2010 às 22h30.

O que mais nos deixa indignados é que após ter sepassado 122 anos da suas promulgações, a abolição da escravidão possa ainda ser um tema de debate partidário, com seus prós e contras, como acontece em Brasília. Em uma reunião realizada em 3 de fevereiro deste ano, os parlamentares da Frente Nacional pela erradicação do Trabalho Escravo solicitaram uma audiências com a presidente Dilma Rousseff, para que esta apoie a aprovação da PEC 438/01 – esta que prevê o confisco de terras onde forem encontrados trabalhadores em condições de escravismo.

Trailer do documentário “Tabuleiro de cana — Xadrez de Cativeiro”

Até quando perderemos vidas por conta da impunidade? Até quando somente discussões serão levantadas e nada será colocado em prática? Até quando a produção do açúcar e álcool custará vidas, sangue e sonhos?

 

Anúncios

One response to this post.

  1. Posted by Joyanara Ferreira on 11 de dezembro de 2011 at 2:00 AM

    Como eu faço para conseguir a trilha sonora desse documentário?

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: